Investir no Brasil, oportunidade e desafio.

Diz a lenda que quando perguntado onde preferia viver, Tom Jobim respondia com uma frase ambígua: “Viver no exterior é bom, mas é uma merda. Viver no Brasil é uma merda, mas é bom.”

Se você vive, ou viveu, no Brasil por algum tempo, com certeza deu risada e sabe exatamente o que o mestre da MPB queria dizer.

O Brasil tem muitas coisas boas, e não estamos falando só de música, simpatia, futebol, natureza e mulheres bonitas. Aqui existe uma vontade de fazer diferente, de criatividade e união em torno de causas emocionais.

Quem já assistiu a um desfile de escola de samba é obrigado a reconhecer a grandiosidade criativa e a capacidade de gerenciamento eficaz de recursos extremamente escassos que geram um resultado fantástico, encantador, surpreendente.

Afinal, é bom ou não?

Mas se aqui é tão bom, porque seria uma merda, nas palavras do gênio da Bossa Nova?

Aí vem o lado ruim… mas vou falar disso depois, primeiro veja alguns dados espantosos sobre o Brasil que talvez você não conheça e que, com certeza, são estimulantes para quem quer investir aqui.

Investir no Brasil 1

Indicadores de mercado para o Brasil:

  • Desde 2010 o Brasil é o maior mercado mundial de consumo de perfumes. (1)
  • O Estado de São Paulo é o maior mercado de consumo de games originais do mundo.(2)
  • O Brasil é o 2º maior mercado de fitness do mundo. (3)
  • O Brasil é o 2º maior mercado de cartões de crédito do mundo. (4)
  • O Brasil tem o 2º maior mercado de estética do mundo. (5)
  • O Brasil é o 2º maior consumidor mundial de cosméticos. (6)
  • O Brasil é o 2º maior mercado pet (animais de estimação e relacionados) do mundo. (7)
  • O Brasil é o 3º maior mercado de conexões M2M móveis do mundo.(8)
  • O Brasil é o 3º maior mercado consumidor para a Nike.(9)
  • O Brasil é o 4º maior consumidor mundial de videogames. (10)
  • O Brasil é o 4º maior exportador de armas leves do mundo. (11)
  • O Brasil é o 4º maior mercado de TIC (Tecnologia da Informação) do mundo. (12)
  • O Brasil é o 4º maior mercado automotivo do mundo. (13)
  • O Brasil é o 5º maior mercado para internet e celular no mundo. (14)
  • Em menos de 10 anos o Brasil deverá ser a 5ª maior economia do mundo. (15)

Como você pode ver, nosso país tem um vigoroso mercado de consumo, ideal para quem quer investir no Brasil.

Investir no Brasil 2

Mais que mercado, cultura de consumo.

Mas o grande trunfo do Brasil vai, além disso: somos um país capitalista, nosso povo sabe consumir, usar o crédito e um sistema bancário que é considerado um dos mais modernos do mundo. Nossa gente tem uma cultura ocidental fortemente baseada em consumo. Diferente de outros BRICs, como China, Rússia (economia de mercado é uma novidade) e Índia (religiosidade milenar não materialista), nossa cultura não se conflita com a europeia ou norte-americana, ao contrário, grande parte da população deseja ter níveis e hábitos de consumo semelhante a estes países. Sectarismo religioso e preconceitos a minorias não fazem parte do jeito de ser do brasileiro, sempre pronto a conhecer o novo, o que vem de fora, tropicalizá-lo e torná-lo parte de nossa cultura.

E mais: mesmo que ainda precisando se aperfeiçoar, o Brasil é um país democrático, com eleições regulares e confiáveis, que possibilitam a alternância de poder, outra vantagem que o diferencia de alguns BRICs.

Bom, nesse momento talvez você esteja pensando: o que eu estou esperando que não vou correndo investir no Brasil? Aí vem a segunda parte da frase de Tom Jobim…

O outro lado da moeda

Para investir no Brasil é preciso ter em mente que ainda falta consolidar estes ganhos, falta maturidade e, principalmente, falta educação. O Brasil precisa de instituições fortes, regras do jogo mais claras e uma política econômica que faça sentido.

Na área de infraestrutura, apesar dos esforços do governo, o avanço tem sido lento. Para que um país tenha condições de crescer e se desenvolver é preciso que tenha portos, estradas e aeroportos de qualidade. Segundo o Fórum Econômico Mundial, enquanto as dez nações que mais avançaram em infraestrutura entre 2005 e 2013 tiveram aumento na avaliação da qualidade desse quesito em 1,3 ponto, o Brasil avançou menos que a metade disso, 0,7 ponto.

Investir no Brasil 4

Custo Brasil

Outro fator que precisa de atenção são os impostos que encarecem a produção e desestimulam o consumo. Uma reforma tributária está há anos no Congresso Nacional, que não consegue chegar a um acordo que satisfaça os interesses do Governo Federal, dos Estados e dos Municípios, resultando numa enorme quantidade de leis e num sistema tributário caótico e detalhista, que acarreta um custo administrativo alto para as empresas.

Quanto aos serviços para a população, apesar desses impostos altíssimos, a educação, a saúde e a segurança deixam a desejar. E destes três fatores, o que mais causa preocupação é a carência educacional, que impossibilita a qualificação da mão de obra e consequentes aumentos de produtividade, níveis de renda, crescimento e desenvolvimento do país.

O povo quer mudança

Mas o povo brasileiro já despertou para essa realidade e tem buscado se manifestar por essas mudanças. Passeatas e protestos devem ser encarados positivamente: o brasileiro acordou, ele quer mudança, ele quer um Brasil melhor, em que ele possa consumir mais, com mais qualidade e melhores preços. 

É por isso que as empresas que vem de fora são bem-vindas. Por mais que alguns reacionários nacionalistas possam fazer alarde aqui ou ali, a chegada de novas empresas e produtos vai ao encontro do desejo deste imenso mercado, um mercado ávido por consumo de qualidade, com variedade e preços acessíveis.

Você quer investir no Brasil? Seja bem–vindo!

 

Fontes

www.grupoboticario.com.br/pt-br/noticias/Paginas/O-Boticario-assume-lideranca-no-mercado-brasileiro-de-perfumaria.aspx

http://www.baixakijogos.com.br/noticias/segundo-gfk-paulo-maior-mercado-jogos-originais-mundo_771690.htm

http://b2bmagazine.consumidormoderno.uol.com.br/index.php/2013-03-25-20-12-20/item/3424-sao-paulo-e-o-maior-mercado-consumidor-de-games-originais-do-mundo

http://economia.ig.com.br/empresas/comercioservicos/2013-06-27/setor-de-fitness-e-mercado-de-academias-movimentam-mais-de-r-2-bilhoes-no-pais.html

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/99186-brasil-ja-e-o-segundo-maior-mercado-de-cartoes-do-mundo.shtml

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2013/05/26/internas……

http://www.admrepresentacoes.com.br/mercado-brasileiro-de-estetica-ja-e-o-2o-maior-do-mundo/

http://www.revistapetcenter.com.br/materias/ler-materia/69/brasil-2-maior-mercado-pet-do-mundo-como-voce-esta-nessa

http://www.futurecom.com.br/blog/brasil-e-o-terceiro-maior-mercado-de-conexoes-m2m-moveis-do-mundo/

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/12/1389784-brasil-vira-3-maior-mercado-para-a-nike.shtml

http://brasileconomico.ig.com.br/ultimas-noticias/brasil-ganha-destaque-no-mercado-de-games_139277.html

http://economia.terra.com.br/operacoes-cambiais/operacoes-empresariais/brasil-e-o-quarto-maior-exportador-de-armas-leves,7899f3d0f5071410VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html

http://corporate.canaltech.com.br/noticia/mercado/Brasil-e-o-quarto-maior-mercado-de-TIC-do-mundo/

http://www.icarros.com.br/noticias/mercado/brasil-e-o-quarto-maior-mercado-automotivo/15942.html

http://www.beefpoint.com.br/novidades-agripoint/brasil-e-o-5o-maior-mercado-para-internet-e-celular-no-mundo-58081/

 

Related Posts
O Brasil está na moda
Marketing Brasileiro: tem um jeitinho certo de fazer
“It was the best of times, it was the worst of times…” Le conte de Deux cités, Charles Dickens.
Publicidade no Brasil: reinventando-se sempre

Leave Your Comment

Your Name*
Your Webpage

Your Comment*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>