Marketing Brasileiro: tem um jeitinho certo de fazer

Tudo o que fazemos neste país, quando bem feito, tem uma boa dose de brasilidade.
Sobre brasilidade, no dicionário você encontra algo do tipo: caráter ou qualidade peculiar do que ou quem é brasileiro. Sentimento de afinidade ou de amor pelo Brasil.

Isso sim é a brasilidade
Mas o que eu quero dizer com brasilidade vai muito além disso: brasilidade, para mim, é um jeito de ser e de viver em que cada obstáculo; é um desafio que deve ser superado da forma mais criativa possível, e com o mínimo esforço.
Mas este “mínimo esforço” não deve ser encarado de modo pejorativo. Não significa preguiça ou indolência, mas algo bem mais proveitoso: extrair o máximo resultado de recursos escassos, fazer o melhor com o pouco que tivermos à mão, rapidamente e com sucesso.

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No Marketing Brasileiro não poderia ser diferente…

… existem cases internacionais que mostram isso.

Com uma sacada inteligente, a Casas Bahia descobriu que não vendia móveis, geladeiras ou televisores. Vendia acesso a estes bens de consumo por meio de crédito fácil de aprovar em longas prestações. Mudou o foco de seu negócio com uma ideia disruptiva, como quem dissesse: somos mais banco que loja de varejo.

E o sucesso foi tanto que foi parar no livro “A Riqueza na Base da Pirâmide“, de um dos mais renomados gurus do marketing, C.K. Prahalad. Foi incluída no estudo “Poderosos Globais do Varejo em 2007”, elaborado pela Deloitte Touche Tohmatsu e, por fim, tornou-se objeto de estudo no programa de MBA da Harvard Business School, como parte do processo de graduação dos seus executivos.

 

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Quer mais cases de sucesso do Marketing Brasileiro?

Harvard, novamente. Em 2005, uma rede varejista brasileira foi foco de estudos, o Magazine Luiza, onde a universidade destacou 5 fatores de sucesso da empresa:

- Agilidade nas decisões para mudar de rota e aproveitar oportunidades

- Liderança forte e carismática de Luiza Helena

- Funcionários fiéis que buscam resultados

- Preservação dos valores e da cultura da empresa, mesmo com rápido crescimento

- Ousadia e pioneirismo nas práticas de vendas

Para mais detalhes, acesse este link da revista Exame: http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/0857/noticias/5-licoes-do-magazine-luiza-segundo-harvard-m0078722?page=4

Poderíamos continuar dando exemplos, como Embraer, Natura, Havaianas e tantos outros, que se tornaram ícones do marketing brasileiro e, por conseguinte, da brasilidade.

O brasileiro é apaixonado pelos cases de sucesso de seu país

Este é um detalhe interessante. Tudo que faz sucesso no Brasil é incorporado com ícone da brasilidade. E estas marcas de sucesso conseguem isso. Brasileiro adora o fato das Havaianas serem moda no mundo e de grandes atores e celebridades internacionais usarem jatinhos made in Brasil.

É por isso que insisto: a brasilidade faz a diferença no Marketing Brasileiro. Quase um pleonasmo, reconheço, mas que podemos resumir em algumas características:

- Capacidade de improviso e senso de urgência

- Saber que o que é bom no Sul, pode ser ruim no Norte, Leste ou qualquer outro ponto cardeal

- Aceitar a diversidade como parte do cotidiano

- Bom humor, alegria e vontade de festejar

- Saber transformar o que vem de fora para ficar com a nossa cara

- Estar acostumado com crises

frederick-junck

Quer aprender mais sobre o Marketing Brasileiro? Comece aprendendo o que é ser brasileiro, garanto que dá resultado.

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